dom. jul 25th, 2021

Quem é Warren Buffett? (Parte3)

Olá povo rico da internet !!! 😄🙌

Como vocês estão???
Prontos para a continuação nossa série??😆

Já vou avisar!!! Hoje tem treta!!!🤭

Vamos saber qual foi o maior prejuízo de Buffett!

Até o maior investidor de todos os tempos tem os seus erros. E esse erro, não foi um erro normal de acontecer, como uma operação de compra e venda que deu prejuízo.

Na realidade, o erro dele custou, segundo as suas próprias palavras, 200 BILHÕES DE DÓLARES. (Oh loco meu!!!)😱

Você consegue se imaginar perdendo, hoje, 200 bilhões de dólares?
(Eu nem consigo imaginar essa quantidade!!!kkkkk)

É… Buffett perdeu.

Mas como isso aconteceu exatamente?

Bom, hoje o Buffett é presidente do conselho e também é diretor executivo da Berkshire Hathaway, que é justamente uma holding company, ou seja, uma empresa especializada em adquirir ações de outras empresas.

A Berkshire Hathaway não era NADA antes de Buffett, e ele a transformou numa empresa ENORME, que hoje detém 7% da IBM, 2.5% da Apple, 9.4% da Coca-Cola, e por aí vai…

Mas, e se eu te dissesse, aqui e agora, que o maior erro do Buffett foi, justamente, ter comprado a Berkshire Hathaway quando ainda era jovem?

Parece meio surreal, não é?
Todo mundo acha que, pelo fato da Berkshire Hathaway ser hoje a empresa gigantesca que é, foi ela uma das grandes tacadas de gênio do Buffet.

E, na realidade, isso é muito intrigante: por que raios uma empresa que teve um crescimento anual maior do que o S&P 500, desde 1965, seria um grande erro?

Pois é. Mas pelo contrário do que parece, foi justamente esse o maior erro dele – e que ELE MESMO concorda que foi! (Não é fake news…kkkk)

Vou te contar o porquê. (Se prepara para a treta dos ricos!!)💰

A realidade é que a Berkshire Hathaway, a príncipio, não era uma empresa do mercado financeiro. Ela era uma empresa direcionada para o ramo da indústria têxtil. Ou seja, NADA A VER com investimentos.

Mas, quando o Buffett olhou para as ações da Berkshire, ele percebeu que havia um potencial de ganho nela. E aqui ele fez muito bem!

Olhou para as finanças da empresa, e percebeu que a situação financeira deles estava crítica, e que não haveriam tantas chances de recuperação. Mas, percebeu que as ações da empresa estavam baratas, e, sempre que ela fechava uma de suas fábricas, existia uma chance dele conseguir comprar barato e revender para a mesma empresa depois por um valor maior, quando essa empresa recomprasse as ações dele.

Até aí, tudo bem, certo? Era uma estratégia muito boa!! (Concordo!)

O problema é o que aconteceu no meio do processo:
(Spoiler! Treta a seguir…👇👇👇)

Buffett e o CEO da Berkshire fizeram um acordo de cavalheiros sobre o valor das ações que a Berkshire ia recomprar do Buffett. Só que, algumas semanas após eles fazerem esse acordo, o CEO da Berkshire enviou um e-mail com a proposta oficial de recompra, mas por um valor BEM MENOR do que eles haviam combinado.

E isso deixou o Buffett 🤬[email protected]#$ da vida!!! (Desculpa pessoal até eu ficaria…rs)

Considerou esse desacordo como se fosse uma ofensa pessoal!
Aí não deu outra: Ele não só acabou por não revender, como foi lá e, efetivamente, COMPROU a Berkshire Hathaway para que ele tivesse PODER nas decisões da empresa, só pra DEMITIR o CEO que descumpriu o acordo. (Caramba que treta!!)

Isso tudo ele fez mesmo sabendo que a empresa não tinha futuro no longo prazo.

*Pausa pra respirar!

WOW!!! Quando soube disso fiquei assim…😱😱😱😱😱

Bom, no fim de tudo ele realmente demitiu o cara. Mas depois, por causa disso, ele teve que aguentar também um prejuízo que rendeu a ele os 200 bilhões de dólares!!

Mesmo ele sendo o WARREN BUFFETT, ele cometeu um erro de 200 bilhões de dólares por se deixar levar pela emoção. (Mas fez do limão uma limonada né!)🍋😎

Ainda assim, isso mostra que até um cara desses pode não lidar com as coisas da forma mais racional possível. (#Somostodossereshumanos!)

E é aqui onde ocorre a grande maioria dos erros de quem acaba entrando na bolsa de valores.📈

As vezes se tem o conhecimento, sabe o que tá fazendo, mas faz uma operação ruim porque, acabou se emocionando, e fez a venda da ação antes da hora.

O que aprendemos com o Buffett??

Mesmo sendo um cara que tem MUITO, mas MUITO conhecimento na bolsa de valores, onde é um mercado que exige que nós sejamos muito racionais, evitarmos de sermos levados pela emoção…

Bom, depois dessa treta toda! (*Pausa para respiro novamente…Ufa!)

No próximo post vamos saber como Buffett fez desse limão uma limonada!!🍋👏😄

Fortíssimo abraço a todos !!
E até a próxima!!

Por : Pri Haruko